A Jornalista Ana Paula Mendes , vai estar trazendo vários editoriais voltados a saúde durante esse tempo de quarentena frente a pandemia do novo coronavírus a covid – 19. Em forma de entrevistas , que futuramente será transformadas em podcast.
A primeira traz a Dentista Amanda Rafaela Portella Martins Ferreira (CROSP 86755)que vai dar algumas orientações para manter a saúde bucal em dia.
Saúde bucal em tempos de Covid-19
Em tempos de pandemia, com a maioria das pessoas em casa, não basta apenas cuidar para não contrair o coronavírus; com tempo livre, as pessoas acabam comendo mais e, muitas vezes acabam se esquecendo da saúde bucal.
Crianças, adolescentes e até mesmo os adultos em casa, se deliciam com chocolates, bolachas e outros doces e, por vezes, não fazem a devida higiene bucal.
Para ajudar na manutenção neste período, a dentista Amanda Rafaela Portella Martins Ferreira (CROSP 86755), dá algumas orientações para manter a saúde bucal.
ENTREVISTA
Ana Mendes: Neste período de pandemia com crianças em casa comendo quase o dia todo e muito doce, que cuidados devem ser tomados para manter a saúde bucal delas?
Dra. Amanda: Uma das portas de entrada do vírus é a boca e os cuidados com a higiene bucal é fundamental, começando pela higienização das mãos, já que estas são imprescindíveis para o uso de fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes.
É recomendável a escovação e uso do fio dental 3 (três) vezes, pela manhã ao acordar, após o almoço e antes de dormir. Este momento precisa ser feito sem pressa e em frente ao espelho, fazendo movimentos pequenos e circulares com a duração de 2 (dois) minutos.
Dependendo da idade da criança a higienização deverá ser supervisionada por um adulto, com ênfase nos dentes molares que são os mais próximos da faringe para evitar pneumonia por aspiração, além dos cuidados com a língua.
É importante o uso de enxaguante bucal na prevenção das cáries, bem como manter escovas dentais e higienizadores de língua imersos em solução desinfetante, a base de água e enxaguante bucal para evitar a reinfecção após cada uso.
Cabe ressaltar que para crianças menores de 5 (cinco) anos os enxaguantes e os cremes dentais não devem ter flúor em sua composição.
Ana Mendes: Estes cuidados também servem para crianças e adolescentes que usam aparelhos? Quantas vezes ao dia devem fazer a higiene bucal tanto para quem usa como para os que não usam aparelhos?
Dra. Amanda: Sim, mas o cuidado deve ser redobrado porque os aparelhos retêm muitos alimentos.
Além da escovação normal, deve-se usar o fio dental com o passa fio e posteriormente escova interdental para a escovação em volta das peças ortodônticas (bráquetes). Usar também o higienizador de língua e enxaguantes bucais.
A recomendação da frequência é a mesma informada anteriormente (3 vezes ao dia) com ênfase nos cuidados acima para os que usam aparelhos.
Ana Mendes: Como ficam as consultas odontológicas durante a quarentena?
Dra. Amanda: Recomenda-se que após o término deste período de quarentena a visitação periódica ao dentista seja retomada, para os que usam aparelhos ortodônticos mensalmente e, para os demais pelo menos a cada seis meses.