sex. maio 17th, 2024
0 0
Read Time1 Minute, 52 Second

câncer de mama – vamos falar sobre isso ?

O Mês que carrega a cor rosa, e que tem a importância extrema de alertar para a prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer mama, salvando assim milhares de vidas e alertando sempre que a prevenção ainda é o melhor caminho, segue marcado de muitos eventos de conscientização e de mutirões de diagnósticos.

Em campinas os exames de mamografia no hospital do amor foram estendidos até 30 de novembro, no estado de São Paulo além do calendário das unidades móveis que podem ser consultadas no site da secretaria estadual de saúde no endereço https://saude.sp.gov.br, os agendamentos em unidades de saúde que prestam este serviço para São Paulo e todo o país, podem ser feitos pela central telefônica 0800-779-0000, das 08:00 h às 17 h de segunda a sexta-feira.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres,(dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), que acompanha a OMS(Organização Mundial de Saúde). Este ano a OMS, trabalha com a divulgação da realização da mamografia e rastreamento, quando não há sinais nem sintomas, em mulheres com idade de 50 à 69 anos, uma vez a cada dois anos como forma de identificar o câncer antes da doença se manifestar.

Toda mulher a partir dos 20 anos deve fazer o autoexame, lembrando que deve se levar em conta que como as mamas podem ficar inchadas antes e durante o período menstrual a recomendação é fazer o exame 7 dias depois do início do sangramento. Já as mulheres que estão na menopausa, o melhor é escolher uma data fixa todos os meses.

About Post Author

Eddie Junior

Radialista à 20 anos na Região Metropolitana de Campinas , Jornalista
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

About Post Author

By Eddie Junior

Radialista à 20 anos na Região Metropolitana de Campinas , Jornalista