
A Estação Cultura será palco da Teia Economia Viva Campinas ,de 28 de Fevereiro à 1 de Março onde os Pontos de Cultura se reuniram para fortalecer o exercício dos seus direitos culturais, com a atuação em rede buscando parcerias através do diálogo entre a sociedade civil, gestores e instituições, implementando alternativas na economia solidária e criativa.
A Teia é um movimento de inovador e permanente que, desde 2006, desencadeia um potente movimento de ação e organização em todo o Brasil, e nesse ano de 2020 chega a Estação de Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos, acolhendo toda a Região Metropolitana de Campinas.
Nesses três dias Pontos de Cultura e coletivos, estarão interagindo com atividades diversificadas em um vasta programação gratuita que inclui shows, teatro, exposição fotográfica, artes plásticas, oficinas, mostras de audiovisual, gastronomia, programação infantil, cultura digital e laboratório hacker, que abrangem matrizes indígena e afro-brasileira.
Na contramão de um país que se aprofunda em uma crise socioeconômica e de identidade , os movimentos Populares se colocam como alternativa de resistência e retornam a sua mais pura essência de origem , a unificação de suas bases com um único objetivo, a fomentação e criação de uma rede de economia sustentável, solidária e criativa.
Não por acaso esses movimentos são a herança de nossos ancestrais e de nossa rica cultura que nos dias atuais se mostra como caminho para a sobrevivência e resistência.
A importância da política dos Pontos de Cultura em todo o país , é tão primordial para a população de periferia, que sem ela já estaríamos no fundo do abismo humano social.
A cultura se é tão abrangente e mística que para uns pode ser representada como uma teia sem fim. … “Nos termos do antropólogo Clifford Geertz, a cultura é uma teia de significados tecida pelo homem. Essa teia orienta a existência humana
Vale destacar o Cortejo de abertura nesta sexta- feira dia 28 às
16 horas , concentração em frente à Catedral Metropolitana – Os Pontos de Cultura de matrizes africanas e blocos da cidade homenageiam Mãe Isabel e Mestre Alceu , cerimônia de abertura oficial prevista para às 18:30, já no dia 29 o destaque fica por conta dos shows a partir das 18:00 horas sobe ao palco Mestre Lumumba
Afoxé Ponto de Cultura e Memória Ibaô com a Orquestra Tambores de Aço que fecha a noite com o show de Chico César.
No Domingo dia 1º destaque para a Orquestra do Ponto de Cultura Anelo a partir das 16:00 horas , Jongo Dito Ribeiro e Jongo Filhos da Semente e fechando Banda Ori e Grupo de Dança Afro Oju Obá com grande cantora Rita Benneditto desfilando os seus grandes sucessos como Oração ao Tempo de Caetano Veloso do Álbum Tecnomacumba.
Durante todos do dias do evento o público poderá contar com uma Praça de Alimentação com diversas opções de empreendimentos locais e dos Pontos de Cultura.
Toda Programação pode ser conferida na página do Facebook no link
facebook.com/events/856257208150718/
Serviço
Teia – Economia Viva Campinas – Saberes e Novas Economias
Dia 28, a partir das 16h; dia 29/02 e 1/03, a partir das 8h
Local: Estação Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos
Endereço:Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro
Campinas – Entrada franca