Prevenção e cuidados com a saúde são aliados no combate aos diversos tipos de câncer
O Instituto Nacional do Câncer lançou recentemente com o Ministério da Saúde, uma cartilha com diretrizes visando à detecção precoce e o tratamento imediato e adequado aos pacientes acometidos pelo câncer. Porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde, a Atenção Básica coordena e organiza a rede de atenção e está apta a atender a maioria das necessidades de saúde da população através de ações preventivas e curativas. Durante este mês, o ”Setembro Verde” em todo o país, realiza diversas atividades com foco na orientação e prevenção ao Câncer Intestinal.
O câncer do intestino grosso é a terceira causa de morte entre mulheres e homens. Entre as mulheres perde apenas para o câncer de mama e o de pulmão; entre os homens, perde para o câncer de próstata e pulmão. Alimentação pobre em fibras, obesidade, sedentarismo, carne vermelha, tabagismo, alimentos processados, fatores ambientais e genéticos são alguns dos motivos que contribuem para o surgimento deste tipo de câncer; fatores ambientais são responsáveis por 50% dos casos. Por outro lado, uma dieta rica em fibras e a prática de exercícios físicos aliados a um estilo de vida saudável podem contribuir para o não surgimento do câncer de intestino.
A principal forma de diagnóstico é a realização da colonoscopia que atualmente, é solicitada pelo médico a partir dos 45 anos dado o aumento do número de tumores intestinais em pessoas mais jovens segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com este exame, que rastreia pólipos (se não retirados podem se transformar em câncer ) e realiza a prevenção primária, é possível reduzir drasticamente o câncer intestinal.
A maioria dos casos deste tipo de câncer não apresenta sintomas o que vai depender do tamanho e localização dos tumores, no entanto, alterações nos hábitos intestinais e na consistência das fezes, desconforto abdominal e sangue nas fezes são alguns dos sintomas.
Vale ressaltar que a prevenção é a melhor arma no combate ao câncer intestinal, aos demais tipos e a qualquer outra enfermidade.
Fique atento, sua saúde é seu bem maior, cuide- se!