qua. fev 28th, 2024
0 0
Read Time1 Minute, 54 Second

Cuidados com o coração

Importância dos cuidados com o órgão marca o dia Internacional do Coração, em 29 de Setembro.

Com o objetivo de incentivar e alertar a população sobre manter a saúde do coração através de práticas saudáveis foi comemorado neste dia 29, setembro, o dia Internacional do Coração.  Vale lembrar que para manter a boa saúde é importante combinar práticas de exercícios físicos a uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma alimentação balanceada seguida de baixo consumo de sódio (sal) e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional ajudam no combate às principais doenças que afetam o coração.

Diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, ansiedade, tireoide, colesterol alto e histórico familiar também são alguns dos fatores de risco que comprometem a saúde do órgão.   

Numa tentativa de orientar e ajudar a população, o Ministério da Saúde e o Instituto do Coração (Incor) formularam a Dieta Cardioprotetora Brasileira, onde o cidadão pode se nortear quanto ao consumo adequado dos alimentos.  A cartilha trás os alimentos separados em categorias conforme as cores da bandeira nacional, em que a cor verde representa os alimentos que podem ser consumidos em maior quantidade, os de cor amarela com moderação; os de cor azul, em menor quantidade  e mesmo não tendo a cor vermelha em nossa bandeira, os alimentos no segmento de mesma cor, nunca devem ser consumidos. 

Dados recentes mostram que as mulheres devido ao estilo de vida estressante a que estão submetidas e a falta de prevenção têm adoecido cada vez mais do coração.  As doenças cardiovasculares ultrapassaram o câncer de mama, útero e ovário tornando-se  a principal causa de morte entre elas.   De cada 10 vítimas fatais, 4 são mulheres em todo o país; 50 anos atrás este número não chegava a 10%, para se ter uma ideia.

Conforme cardiologistas, um enfarte, por exemplo, é muito mais difícil de ser diagnosticado na mulher que no homem que sente fortes dores no peito, já as mulheres, possuem sintomas atípicos o que dificulta o diagnóstico.   Vale ressaltar a importância da realização de exames cardiológicos regularmente. Além de cuidar da saúde emocional, cuide também da saúde física do seu coração, fale com seu médico.  

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

About Post Author

By Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *