• ter. fev 7th, 2023

Exposição Fotográfica que faz parte do Projeto Social chega ao fim em Cabo Frio 

A exposição e mostra, “Olhar da Perifa”, trouxe um olhar de futuro e promissor, na Casa de Cultura José De Dome, Charitas, no Centro de Cabo Frio onde ficou do dia 22 ao dia 25 de novembro sobre a tutela da fotógrafa Thammy Carvalho. A mostra Olhar da Perifa faz parte do Projeto Social do mesmo nome, e foi criado e idealizado pela fotógrafa com o objetivo, de capacitar jovens a fotografar de forma técnica e artística, na cidade de Cabo Frio estado do Rio de Janeiro.

O Projeto foi pensado principalmente para que jovens da região periférica, tenham uma atividade extracurricular. O resultado é a ocupação desses jovens após o horário de saída da escola, onde a maioria fica exposta a criminalidade e a ociosidade.

Fotografar vai além de aprender a técnica, é o quer garante a idealizadora do curso Thammy Carvalho, segundo ela, é também sim uma forma de expressão, de crítica, de dar visibilidade e de explorar o campo cultural do lugar onde vive e do mundo.

Criado para despertar um olhar crítico e profissional na elaboração de suas imagens, o curso ajuda no aprendizado do manuseio de equipamentos fotográficos e trabalha a criatividade com adaptações usando utensílios domésticos e populares na criação de fotos artísticas e empreendedoras.

Além da história da arte, são abordados os conceitos artísticos e a importância da fotografia na história do Brasil, do mundo e suas ascendências Afro culturais.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os dois Museus da cidade de Cabo Frio, O MART e o Charitas, onde puderam saber mais sobre a cultura local que deu início a ideia da temática da exposição.

A exposição propões uma releitura da criação dos santos católicos. A partir da visita guiada feita ao MART – Museu de Arte Religiosa Tradicional. Onde os alunos conheceram um pouco sobre a história dos conventos, dos Caiçaras e a concepção da visão Cristã Euro centrada sobre os povos Brasileiros.

Os alunos recriaram alguns santos Católicos exposto no museu. Estão entre eles São Benedito, Jesus Cristo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santa Luzia.

Todo processo de criação foi feito em conjunto e executado sempre por equipe. As fotografias foram executadas pelos alunos.

Partimos do princípio que a fotografia de contar uma história e que a técnica deve ser usada, porém não há regras quando existe a criatividade”. Comenta Thammy Carvalho, que aproveita para elogiar e agradecer aos seus alunos .

O Projeto terá continuidade através de editais de cultura da cidade. Em julho, acontece um workshops intensivo seguido de uma exposição na Praça do Jardim Esperança. O outro projeto é o Cultura Viva nas Periferias, que fará um estúdio itinerante afro centrado que rodará quatro praças diferentes na cidade, com preferência a bairros que não recebem esse tipo de ação social.

Você pode conseguir informações pelo perfil do instagram https://www.instagram.com/olhardaperifa/@olhardaperifa

About Post Author

Eddie Junior

Radialista à 20 anos na Região Metropolitana de Campinas , Jornalista