IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

FESTIVAL TERRA DO RAP

Com o tema‘Independências’, a 9ª edição acontece no dia 30/11, no Teatro Sesi no Centro do RJ. Os 10 finalistas entoam canção autoral com a temática do Bicentenário da nossa Independência, traçando um paralelo com as independências dos países de África Lusófona

Acontece no dia 30/ 11, no Teatro SESI no Centro do RJ, o show de encerramento do Festival Terra do Rap. A 9ª edição marca a resistência como único Festival de Cultura Urbana que conecta, pela música, todos os países da Língua Portuguesa, com a missão de descolonizar através da arte, revelando novos nomes nos dois lados do Atlântico. O evento já recebeu e conectou inúmeros talentos de Portugal e Angola, e representantes de peso do hip-hop nacional, como BK, Don-L, Caê Guajajara, BNegão, Nega Giza, Luccas Carlos, Sain, Rodrigo Ogi, e tantas outras referências – em edições realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e em Lisboa. “A palavra e a arte são importantes agentes de transformação de vidas através da música, mesmo DNA agregador da cultura hip-hop”, sintetiza o idealizador e curador, o rapper Vinícius Terra, destacando que o Terra do Rap é produzido pela incubadora de culturas de rua REPPRODUTORA, com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Retomada Cultural RJ 2. Assim, nesse dia, os 10 finalistas apresentam no palco a canção, composta pelo grupo, celebrando o Bicentenário da Independência nessa chypher, em terras cariocas.

A TERRA DO RAP Desde a sua origem, em 2013, a Terra do Rap é um festival anual preenchido com shows inéditos, performances exclusivas, debates, workshops, oficinas, exibições de filmes e ações em redes sociais. Sob o tema ‘Independências’, a edição desse ano acontece no formato híbrido(online e presencial), beneficiando 30 participantes. Tudo isso, colocando em pauta toda a história e trajetórias, cultura e interação ao longo do tempo, e trazendo ainda, como provocação, entender como as potências culturais e musicais promovem atravessamentos e potencialidades para mudar o atual cenário.

Finalistas O show do no dia 30/11 traz ao palco do Teatro SESI no Centro do Rio 10 finalistas dos 30 inscritos, moradores do Estado do Rio de Janeiro, com idade entre 18 e 30 anos. Todos com aspirações ao rap, produção musical, spoken word (poesia falada) e produção cultural. Além de garantir vaga na final, eles ainda ganham bolsa auxílio exclusiva como apoio à carreira. É importante reforçar ainda que a banca avaliadora, atenta à diversidade, oportunizou a participação de pardos, negros, indígenas, LGBTQIAP+ e mulheres na atividade.

Atrações 2022 Festival Terra Rap

ANDRÉA BAK – Poeta, escritora, atriz, modelo e cantora, estudante de Química e sonhadora! É assim que Andréa Bak Faz da sua arte instrumento de transformação social. Ela integra o grupo Nefetaris Vandal e o coletivo de poesias Slam das Minas RJ, e a cena da literatura e arte marginal, ministrando oficinas desde os 17 anos. Hoje, segue organizando eventos culturais no Instituto Federal do Rio de Janeiros (onde também estuda), há cinco anos. Em 2018, recitou poesia durante o aniversário de Malala Yousfizai, em visita ao Brasil, e compôs para o livro de Antologia “Favela em Mim”, lançado um ano depois. Duas músicas com super produções de videoclipes, que desde então estão em todos os streamings. Inclusive, Dororidade concorreu em 2019 a melhor videoclipe no Festival Internacional de Cinema em Brasília.

 EVEHIVE De São Gonçalo, Evehive mora em São Paulo, é DJ e produtor musical, e assina remixes oficiais de artistas como Linn da Quebrada, Tássia Reis e Monna Brutal. Integra o Bandida Coletivo e a cena Ballroom Vogue do Rio, e tem selo e festa próprios, a Global Kunt. Assina a produção da Velcro Livre, onde é DJ residente e assina a coprodução do projeto com Yohanan Barros. Esteve em palcos populares como Casa Natura Musical, Batekoo, Heavy Baile, shows com Linn e eventos apoiados por marcas como Nike e Angela Brito Brand. Integrou a banda Jup do Bairro e estreou de forma histórica a Tour do álbum “Corpo Sem Juízo” no Lollapalooza 2022. Conhecido pela alta performance e velocidade nas produções, Eve desenvolve novos projetos e compartilha seus conhecimentos como a LAB Bandida e a oficina de DJ para mulheres, entre outras ações.

JOSS DEE – Josemar Ricardo, conhecido artisticamente por Joss Dee, é DJ e produtor musical angolano e residente no Brasil há 9 anos. Atua desde 2010 e é um dos grandes nomes da cena. A mistura de gêneros musicais africanos como Afrobeats, Afrohouse, Amapiano, Kuduro, aos ritmos brasileiros e de outras origens como o Funk, Samba, Trap e Drill marcam fortemente sua estética musical. Atualmente é Produtor e DJ oficial da maior rádio africana no Brasil (kwanza Rio) e faz direção artística de eventos com a sua marca Okupiluka. Joss Dee acumulou ao longo dos anos, presença em palcos e festivais importantes como Festlip, Festival Latinidades, Back2Black, Holos, Kilariô, Circo Voador, Okupiluka, SESC SP, entre outros.

JUJU RUDE – Com 10 anos de carreira, a rapper da zona norte do Rio canta sobre (e para) as mulheres da periferia carioca. A “Madrinha”, como é apelidada, é comunicadora, locutora, atriz, ativista cultural e social, cujo trabalho se destaca pela alta dose de atitude e identidade, e se tornou referência inclusive entre o público acadêmico e na moda. Sua voz potente e composições impactantes são marcas da artista que já emplacou duas canções na trilha sonora de “Arcanjo Renegado”, série da Rede Globo. Esse ano, fez aparição no programa “Iggy Confidencial” da rádio da BBC – playlist selecionada por Iggy Pop, foi atração no Cena 2k22 (SP), maior festival de Rap/trap do Brasil, e abriu a turnê dos 25 anos dos Racionais Mc’s. Já mandou rima na música “I’m Alive”, no projeto Rainforest Alliance; tem feat incrível com Caetano Veloso, Criolo, Emicida e Lenine, entre outros feitos.

SUNTIZIL Autodidata o rapper e produtor musical de Campos dos Goytacazes, RJ, começa a produzir batidas para amigos e a construir suas próprias músicas. Na cena há 8 anos, após perder o pai, em 2018, assume a identidade de Suntizil e lança o forte “ALBUM 1993” com 11 faixas e participação de diversos MC’s locais. É produtor do beat de rits incríveis, como “RL” do rapper Ramonzin e feat com L7NNON; o beat “Chá de Maça (V3)”, de Flora Mattos; “Vermelho Sangue” com Brisa Flow e “Beck & Gin”, com Nega Nativa. Hoje, está no feat “Dançando Até Amanhã” com Amanda Sarmento, enquanto produz seu novo álbum.

XandyMC Aos 26 anos, a cria do Jacarezinho é produtor cultural, fundador do Coletivo, organizador da Roda Cultural do Pac’Stão, e CEO na gravadora independente EndolaSom. As Rodas Culturais cariocas foram seu primeiro palco na cena do Hip Hop. Já fez parcerias com rappers conhecidos com Sant, L7nnon, Vinicius Terra e Akira Presidente. Em outras edições do Terra do Rap foi campeão da Batalha do Festival, com direito a intercâmbio em Portugal.

Conheceu artistas locais e se apresentou com Maze, Natural Black Color, Keso Marginal, entre outros nomes da cena lusófona. Hoje, surpreende a cada lançamento, com produções dos players Chris Beats e Vilão Dubeat, que ajudam a ampliar a cultura do Estado do Rio.

 

SERVIÇO

FESTIVAL TERRA DO RAP – Show de encerramento

Quando: Quarta-feira, 30/11/2022, das 18 h às 21 h.

Local: Teatro Firjan SESI Centro.

Endereço: Av. Graça Aranha, 1, – Centro. Rio de Janeiro – RJ.

Valor:  R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia)

Ingressos à venda na bilheteria do teatro, de seg. à sexta, de 12 h às 18 h, e pelo site da Sympla.

Mais info: instagram.com/terradorap | terradorapoficial@gmail.com

Classificação: 12 anos

Patrocínio:  Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Retomada Cultural RJ 2

Apoio Cultural: Firjan/SESI

Realização: REPPRODUTORA – Ritmo E Poesia Produtora

Conteúdo (oficinas e debates) disponível em breve no https://youtube.com/c/TERRADORAP

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/terradorap

Atrações +participantes da Imersão Terra do Rap

Maiores Informações – Assessoria de Imprensa

Agência Arruda | Chris Sacramento

Tels./WhatsApp (71) 98749-6329 

About Post Author