• ter. fev 7th, 2023

Espetáculo Baiano Vovô é sucesso no Rio

Peça é dirigida por Leno Sacramento, ator do Bando de Teatro Olodum

Nascida na pandemia, recriada para o presencial o espetáculo Vovô, peça dirigida por Leno Sacramento, ator do Bando de Teatro Olodum, que propõe um diálogo com a comunidade negra sobre a figura do avô nas relações familiares, muitas vezes marcadas por um distanciamento. Depois de uma temporada em teatros de Salvador, o espetáculo faz suas últimas apresentações Rio.

Projeto aprovado no Circuito SESC RJ fez sucesso com apresentações em Madureira, Ramos, Duque de Caxias, São João do Meriti, São Gonçalo, Niterói, Nova Friburgo e Teresópolis todas as apresentações são gratuitas.

A trama conta com pequenos solos dos atores soteropolitanos Pedro Zaki e Rafa Martins. Em cena, eles acessam memórias nas quais dialogam com seus avós a respeito de seus comportamentos e de suas escolhas.

Vovô é um espetáculo sobre a relação da figura do avô negro em suas famílias. Marcado por um texto impactante que traz à tona fatos como abandono paternal, homofobia, rancor e cuidado, Vovó é um convite ao resgate da ancestralidade, à ressignificação do afeto masculino e ao respeito aos mais velhos.

A peça foi idealizada por Rafa durante a pandemia.

Essa será a primeira viagem de Rafa Martins para fora da Bahia. “Eu estou muito ansioso para ver como o público no Rio recebe o espetáculo. RJ é um estado que tem algumas similaridades com a Bahia, quero muito ver como é que a população preta de lá recebe esse espetáculo”.

Pedro Zaki, ator e co-criador do espetáculo, explica que esse nascimento durante a pandemia foi o que ele classifica como uma última tentativa de se manter fazendo arte durante um período tão duro.

Estar saindo do estado pela primeira vez para trabalhar com esse espetáculo que significa um absurdo pra mim traz uma sede imensa, a vontade insaciável de ver novos rostos se identificando com esse projeto que faz os nossos corpos pretos pulsarem de agonia, de felicidade, de saudades e principalmente de amor. Vovô busca justamente a humanização e encontro desse afeto com essa figura tão importante para as nossas famílias”, pontua.

Ficha técnica

Direção: Leno Sacramento

Texto e atuação: Pedro Zaki e Rafa Martins

Direção de Produção e Comunicação: Juliana Sousa

Produção Executiva: Rafa Martins

Criação da luz cênica: Robson Poeta

Operação de Luz e som: Danilo Cunha

Assessoria de Imprensa: Vinicius Nascimento

Designer: Luiza Senna

Social Media: Caroline Vilas Boas

Realização: Pé de Erê Produções

 

Serviço:

Espetáculo : Vovô

Cidade: Nova Friburgo

Data: 26 de novembro de 2022 (sábado)

Horário: 20 h

Local: SESC Nova Friburgo

Endereço: Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro, Nova Friburgo – RJ

Telefone: (21) 4020-2101

Entrada gratuita

Classificação etária: 12 anos

Espetáculo : Vovô

Cidade: Teresópolis

Data: 27 de novembro de 2022 (Domingo)

Horário: 19 h

Local: SESC Teresópolis

Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ,

Telefone : (21) 4020-2101

Entrada gratuita

Classificação etária: 12 anos

About Post Author

Eddie Junior

Radialista à 20 anos na Região Metropolitana de Campinas , Jornalista