IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

Consciência Negra no Sesc Campinas

Projeto “Cuidar de Quem Cuida” visibiliza a negritude no cuidado à primeira infância

O mês da consciência negra pede passagem na programação do Sesc Campinas, com várias atrações e atividades.

O destaque do período que vai de 3 a 10/11 são as diversas atividades infantis que acontecem dentro do projeto “Cuidar de Quem Cuida” e do “Programa Espaço de Brincar”.  

O “Cuidar de Quem Cuida” visa ampliar a atuação do “Programa Espaço de Brincar” para temas transversais que dizem respeito às pessoas cuidadoras da primeiríssima e primeira infância e as implicações do ato de cuidar.

A 5ª edição, que acontece entre setembro de 2022 e março de 2023, busca refletir o racismo estrutural nas várias camadas da sociedade, destacando as Existências Negras e recuperando os diferentes modos de cuidados essenciais nas culturas afrodescendentes, no sentido de buscar equidade na atenção de cuidadoras e cuidadores da primeira infância.

Além disso, o projeto pretende dar visibilidade as negritudes e desvelar as intersecções, que são os fatores sociais que “marcam as pessoas”, buscando repensar a posição delas no cuidado e no afeto na primeiríssima e primeira infância e construir outra história e um novo olhar para pessoas negras, sejam pais, mães e cuidadoras(es), no geral.

Dentro dele, entre os dias 3 e 10/11, acontecem as seguintes atividades: “Trançando Histórias” (dias 3 e 17/11, quintas, das 10 às 11h e das 15h30 às 16h30 – participação gratuita mediante inscrição no Espaço de Brincar, em cada dia, a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade) e “No Tom da Pele” (dias 10 e 24/11, quintas, das 10h às 11h, das 15h30 à 16h30 e das 18h30 às 19h30 – participação gratuita mediante inscrição no Espaço de Brincar, em cada dia, a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade).

Em “Trançando Histórias”, enquanto ouvem uma história que apresenta traços, elementos e imagens de nossa ancestralidade negra, os participantes irão, em duplas, trançar e enfeitar os cabelos umas das outras (ou uns dos outros) num resgate afetivo de histórias pessoais, movimentando percepções sobre as nossas diferenças e semelhanças.

Já “No Tom da Pele” é uma vivência na qual adultos e crianças brincam com tintas e buscam nelas diferentes tons de pele.

E já que mencionamos o “Programa Espaço de Brincar”, que valoriza o brincar, oferecendo espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis, falemos dos eventos que dele fazem parte ao longo da semana.

“Cantar e Dançar é Só Começar” (dias 6, 13, 20 e 27/11, domingos, das 10h30 às 11h30 – participação gratuita mediante inscrição no Quiosque do Galpão, em cada dia, a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade) mostra que para cantar e dançar, é só começar – e bebês e crianças na primeira infância são especialistas nisso!

As educadoras musicais da Badalu Musical convidam bebês, crianças e suas famílias a compartilharem experiências musicais e sensoriais em um encontro musical.

Inspirada na Music Learning Theory, a roda musical conta com brincadeiras para explorar o corpo e a voz através de músicas autorais e multiculturais.

TEATRO PARA CRIANÇAS

O projeto “Teatro para Crianças”, que recebe destacados trabalhos teatrais voltados, especificamente, para este público e apresenta diferentes companhias, técnicas e temáticas que formam uma ampla gama de propostas estéticas, mostrando a potência e a pluralidade que o teatro infantil pode oferecer, apresenta, neste final de semana, a peça “Destroca” (dias 5 e 6/11, sábado e domingo, às 16h – ingressos entre R$7,50 e R$25, exceto para as crianças com até 12 anos, que contam com a gratuidade, porém, existe a necessidade da inclusão das entradas não pagas durante o processo de compra).

O espetáculo da Cia. dos Náufragos conta a saga de dois irmãos – um menino e uma menina – que, após trocarem seu pai por uma iguana com um amigo, partem numa busca fantástica para recuperar o extraviado genitor e evitar o castigo materno, tudo antes da hora do jantar. Com muita música, será uma viagem inspirada pelo universo da cultura pop das HQ’s, desenhos animados e games, a ser vivenciada com o público, numa epopeia pela imaginação de duas crianças.

Vale lembrar que mesmo não havendo a obrigatoriedade, o Sesc aconselha o uso de máscara para sua proteção em alguns ambientes da unidade.

Além disso, não há a exigência de agendamento prévio para a entrada na Unidade, exceto para alguns dos lugares e serviços prestados, dentre os quais, para a Central de Atendimento e a Comedoria. 

Durante toda a semana estaremos trazendo o dia a dia da  Programação Sesc Campinas.

 

Mais informações 

Site: sescsp.org.br/campinas

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

Central de Atendimento – (19) 3737-1500

About Post Author