IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

Depressão: segunda pandemia que afeta os brasileiros

Número de óbitos por lesões autoprovocadas no país dobrou nos últimos 20 anos

Em 20 anos, o Brasil viu dobrar o número de mortes provocadas por autolesão; os registros informam que os números saltaram de 7 mil  para 14 mil. O país vive silenciosamente uma segunda pandemia na saúde mental.  Se compararmos  com outras causas de morte como acidentes de trânsito ou HIV, é ainda mais assustador, chegando a  mais de um óbito por hora. O Brasil está nesse momento no divã, pois os casos se multiplicam e podem ser ainda maiores os números se levarmos em conta os   milhares de ansiosos e deprimidos espalhados Brasil afora pós pandemia da Covid-19. 

As sequelas deixadas pela pandemia, ainda refletem perigosamente nos dias atuais, como a grave crise financeira que afeta milhares de famílias brasileiras, além do desemprego que tem números que chegam a 35 Milhões de pessoas sem renda nenhuma no país .

O que fazer para tentar manter a saúde mental ? 

Determinados hábitos e comportamentos ajudam a evitar a doença fortalecendo a saúde mental e devem fazer parte do dia a dia de cada brasileiro, mas a busca de um diagnóstico por parte de um profissional habilitado deve e é fundamental para o tratamento.

A prática de exercícios físicos fortalece o sistema cardiovascular, melhora o condicionamento físico e também ajuda na prevenção da depressão.  O consumo de frutas, verduras, legumes, sementes, grãos integrais, vegetais, azeites são grandes auxiliares na prevenção; em contrapartida, uma alimentação rica em gorduras saturadas, com baixo teor nutritivo e frituras aumentam o risco de desenvolver a doença. 

Quais são os cuidados ?

Milhões ignoram a qualidade do sono. Dormir bem é fundamental para prevenção da depressão.  Para o psiquiatra Renério Fráguas Júnior, ter um horário diário para despertar auxilia o ciclo fisiológico e mantém o organismo saudável.  

Outro fator que ajuda no desenvolvimento da doença é a maneira como encaramos a vida, reconhecendo suas emoções. Gastar tempo fazendo o que gosta na realidade não é gasto é um investimento; estar com pessoas que lhe dão prazer e tiram largos e longos sorrisos também contribuem para a saúde como um todo principalmente para a saúde mental.

Aliados  a estas maneiras de evitar a depressão, é preciso ficar alerta aos sintomas, como falta de interesse por coisas que lhe davam prazer, angústia, ansiedade exagerada, insônia ou excesso de sono, baixa autoestima, comportamentos compulsivos como comer, comprar, entre outros  e procurar ajuda médica. 

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente. Quando desenvolvida, ela passa a causar alterações no humor, caracterizada pela tristeza profunda e uma série de sintomas

Portanto caros leitores: fiquem atentos! Cuidem-se e cuidem também daqueles que estão à sua volta.  

Em 20 anos, o Brasil viveu duas pandemias: a da Covid 19 e a Depressão simultaneamente. 

About Post Author