IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

Outubro Rosa 2022

Vários são os tipos de câncer de mama que também podem acometer os homens

A multiplicação desordenada de células anormais, ou seja, células cancerígenas provoca o aparecimento do câncer de mama, formando um tumor que pode invadir outros órgãos do corpo.  Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, enquanto outros crescem lentamente. Quando tratados adequadamente e no devido tempo, apresentam grandes possibilidades de cura.   

Os homens também são acometidos pelo câncer de mama e representam 1% dos casos da doença. Entre eles, o câncer de mama é raro. 

Diversas atividades em todo o país estão sendo realizadas com o objetivo de alertar as pessoas sobre os riscos da doença, para o diagnóstico precoce e a prevenção.   Em Campinas, nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim San Diego, São Cristóvão e Sousas  realizam coleta de amostras para Papanicolau, pedidos de mamografias e orientações sobre como fazer o autoexame.  Manter as consultas médicas, principalmente, ao ginecologista é uma das principais formas de detecção e tratamento precoce da doença. 

O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. 

Ao longo deste mês de Outubro, ocorrerão palestras, eventos culturais, educativos e esportivos em toda a cidade chamando a atenção para a prevenção e cuidados para com  a doença.  Também está prevista a realização de mamografias em carretas que percorrerão toda a cidade. Para realizar o exame basta agendar pelo telefone 160.  O tratamento para o câncer de mama é oferecido gratuitamente a todas as pessoas através do Sistema Único de Saúde em todo o país.  

O encerramento das atividades do Outubro Rosa em Campinas será realizado no dia 23 com uma caminhada na Praça Arautos da Paz, às 8h40.

Para mais informações sobre as atividades do Outubro Rosa na cidade acesse o site: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/46017

About Post Author