23 de janeiro de 2022

IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

Câncer de Próstata; vamos falar sobre isto?

Depois do câncer de pele, o de próstata é o que mais atinge os homens no Brasil.

Apesar de o câncer de próstata ser o segundo mais recorrente entre os brasileiros, ainda é comum o medo e o desconhecimento e, muitos homens preferem não conversar sobre a doença. 

Para falar sobre isso é preciso saber o que é a próstata, então vamos lá: A próstata é uma glândula presente nos homens, situada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal da urina); a função da próstata é produzir um líquido que compõe parte do sêmen que nutre e protege os espermatozoides.   A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.   

Ao longo da vida as células crescem, renovam e se multiplicam e em alguns casos, podem crescer descontroladamente tornando-se um tumor benigno ou o câncer.  Na maioria das vezes, o câncer de próstata não dá sinais e cresce lentamente, não prejudicando em nada a vida do homem, no entanto, em alguns, o câncer cresce rapidamente podendo se espalhar por outros órgãos do corpo e levar à morte. 

Idade, sobre preso e histórico familiar são alguns dos motivos que desencadeiam a doença que se diagnosticada e tratada no início oferece grande porcentagem de cura. Por outro lado, a prática de atividades físicas, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, não fumar e não fazer uso de bebidas alcoólicas contribuem para o não aparecimento da doença.  No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos de idade.  

Estamos na primeira semana de novembro, o mês destinado a chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde, portanto, meninos fiquem alertas: de novembro a novembro sempre é o momento para atitudes de amor próprio.  

Com sintomas ou sem sintomas, o sensato é visitar o médico pelo menos uma vez ao ano para um check up.