27 de novembro de 2021

IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

ID_BR é o novo parceiro do MOVER

Movimento é formado por 46 empresas, com o compromisso de até 2030 gerar 10 mil posições de liderança para pessoas negras e 3 milhões de oportunidades através de capacitação e conexão com o mercado de trabalho   

 

ID_BR é o novo parceiro do MOVER 

Movimento é formado por 46 empresas, com o compromisso de até 2030 gerar 10 mil posições de liderança para pessoas negras e 3 milhões de oportunidades através de capacitação e conexão com o mercado de trabalho   

  Um parceiro de grande representatividade e expertise em sua área de conhecimento e atuação – o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que tem como missão acelerar a igualdade racial no Brasil – veio somar esforços com o Movimento pela Equidade Racial (MOVER), na promoção de ações de diversidade, equidade e inclusão que contribuam para reduzir a desigualdade e combater o racismo estrutural no Brasil. 

  

O ID_BR dará suporte ao MOVER em iniciativas relacionadas à formação antirracista e ao desenvolvimento de lideranças, propiciando a qualificação pessoal e profissional de integrantes das 46 empresas associadas do Movimento por meio de seus programas educativos. 

“Promover a igualdade racial vai além da contratação de profissionais negros e pardos nas empresas, mas garantir que aquele ambiente em que ele está sendo integrado seja acolhedor, além de dar oportunidades reais de crescimento e evolução profissional”, diz Aline do Nascimento, líder de empregabilidade do ID_BR.

 

A parceria inclui também, entre outras ações, a coparticipação do MOVER na realização do Fórum Sim à Igualdade Racial de 2021, marcado para dia 23 de outubro. O Fórum, criado em 2016 pelo ID_BR, é considerado o maior evento latino-americano de conexão de  profissionais negros e indígenas com empresas que investem em ações de diversidade e inclusão.

  Fundado há dez meses, a partir da assinatura de um Manifesto em que algumas das maiores empresas do país assumiram o compromisso público de evoluir coletivamente em uma jornada antirracista, o MOVER pauta sua atuação, ações e investimentos em três pilares: Liderança, Emprego e Capacitação e Conscientização. 

  Com participação ativa dos CEOs, o Movimento visa compartilhar boas práticas e acelerar os processos de diversidade, equidade e inclusão já em curso nas empresas, que empregam juntas um total de 1,2 milhão de pessoas. O grupo pretende também potencializar o processo de transformação e conscientização da sociedade quanto ao racismo, com impactos positivos na educação e na geração de emprego e renda.

Entre as principais metas do MOVER está a criação, até 2030, de 10 mil novas posições de liderança nos quadros das 46 empresas associadas, bem como a geração de 3 milhões de oportunidades para pessoas negras por meio de capacitação e conexão com o mercado de trabalho.

 

Fórum Sim à Igualdade Racial

 

O Fórum Sim à Igualdade Racial, criado pelo ID_BR em 2016, é considerado o maior evento da América Latina com foco na pauta racial dentro do mercado de trabalho, tendo como objetivo conectar profissionais negros e indígenas às maiores empresas do Brasil e disponibilizar oportunidades profissionais e de especialização direcionadas exclusivamente a esse público. 

A edição deste ano terá a coparticipação do MOVER e uma programação voltada à discussão de soluções propositivas para diminuir as lacunas causadas pelo racismo nos ambientes corporativos. Fazem parte da agenda do Fórum ainda palestras em que CEOs e lideranças de grandes empresas anunciam vagas disponíveis em seus quadros e dão dicas práticas aos participantes sobre ingresso ou recolocação no mercado de trabalho.

 

ID_BR 

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. Foi criado 

em 2016 e desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o Objetivo 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

MOVER 

O Movimento pela Equidade Racial – MOVER – é atualmente composto por 46 empresas: Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas, Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Boticário, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Petz, RD – Raia Drogasil,  Sodexo, Tenda Atacado, Vale, Via e 3M. O Manifesto que originou o Movimento e informações detalhadas sobre as três frentes da iniciativa estão disponíveis no hotsite do MOVER (www.somosmover.org).