25 de outubro de 2021

IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

Mantendo a saúde das artérias e do coração

Mau funcionamento arterial pode causar Arteriosclerose e hipertensão entre outras doenças; com uma mudança de hábitos, é possível restaurar a saúde arterial em dois anos.

 

As artérias muitas vezes endurecem, deformam e ficam incapacitadas de transportar o sangue para todo o corpo; a esta dificuldade dá –se o nome de arteriosclerose. 

A doença que pode ser evitada por meio de um estilo de vida saudável é decorrente do uso de bebidas alcoólicas, fumo, sal em excesso, café, condimentos e gorduras prejudiciais à saúde como as provenientes de embutidos, enlatados, além de infecções crônicas e outros problemas que provocam o envelhecimento e adoecimento das artérias.  Com o tempo, o esforço realizado pelo coração pode causar o pavoroso infarto do miocárdio, bem como, lesões permanentes em órgãos vitais.  

Através de uma completa mudança de hábitos, o organismo pode reverter uma situação crítica para uma situação saudável promovendo a regeneração, tornando os vasos sanguíneos aptos a desempenhar sua principal função que é a de levar sangue saudável para todo o organismo.

  A prática de atividades físicas que não exija grandes esforços é um dos principais fatores para a melhoria do funcionamento das artérias, caminhadas ao ar livre, assim como, banhos de sol, tomar água nos intervalos das refeições, a cebola, o alho, temperos verdes, tomates, as hortaliças em geral e as sementes oleaginosas.  Frutas como romã, mirtilo, framboesa, pitanga, morangos, açaí, amoras, abacates, maçãs e as cítricas são essenciais para a saúde do coração. 

Vale lembrar que todo cuidado com o consumo de gordura é primordial para manter a saúde cardiovascular. Dê preferência ao óleo de oliva extravirgem, óleo de linhaça comestível, aos óleos de chia, ao abacate e às castanhas. 

A hipertensão ou pressão alta é outra doença cardiovascular causada pela obstrução das artérias.  A pressão sanguínea é resultante da força que o coração faz para se contrair e da resistência das artérias ao fluxo sanguíneo.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, um indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão sanguínea é continuadamente igual ou maior que 14 por 9; a pressão alta é um sinal de que outras doenças mais graves poderão aparecer.

  Vale ressaltar que a mudança de hábitos normaliza a pressão arterial em 90% dos casos.  Segundo estudos, em dois anos, com uma dieta rica em vegetais, frutas, castanhas e azeite de oliva extravirgem, é possível reverter ou bloquear as doenças das artérias. Então, não perca tempo: cuide da saúde de suas artérias e de seu coração.