Dia de cuidar da voz

0 0
Read Time2 Minute, 1 Second

imagem internet

O “Dia Mundial da Voz” alerta a população sobre os cuidados com a voz 

Iniciado no Brasil em 1999 e, seguido por Estados Unidos, Europa e Ásia em 2003, o “Dia Mundial da Voz” comemorado no dia 16 de Abril, tem como objetivo alertar a população sobre a importância da voz, a promoção à saúde, assim como a detecção precoce de sintomas de doenças que a afetam.  Diferente da fala, a voz é um som produzido na laringe que é um tubo. Neste tubo que fica no pescoço, passa o ar vindo dos pulmões que transportado pela traquéia chega à laringe provocando a vibração das pregas vocais que produzirá a voz.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e durante toda a semana promove ações de conscientização para a população sobre os cuidados e a importância da voz. Alerta para sinais, sintomas e para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe que além de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo pode causar sua morte.

Voz rouca, fraca, tensa e cansada, se melhora quando fica alguns dias sem falar muito é sinal de que pode haver algo errado; se estes sintomas durarem mais de 15 dias, o melhor a se fazer é procurar um profissional especialista no assunto.  Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser um problema na voz: rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.  

Ao longo do dia a voz sofre alterações, pois, em muito depende do estado físico e emocional, como por exemplo, quando estamos num local barulhento onde a voz fica automaticamente mais forte podendo gerar cansaço. No caso de a pessoa estar relaxada, a voz fica mais solta, mais baixa e mais grave.

Para manter uma voz saudável, evite falar sem fazer força e abrir bem a boca para articular as palavras assim como, beber água regularmente. Evite pigarrear, gritar ou falar em ambientes barulhentos, competindo com os ruídos.  Não beber bebidas alcoólicas, não fumar e não fazer uso de remédios caseiros (podem irritar a garganta), são alguns hábitos a serem adotados para quem deseja ter uma voz saudável.

E, mesmo em tempos de pandemia, é possível usar a voz com sabedoria e cuidado para não danificá-la e, quando este período passar, usaremos a voz sem “moderação”, falaremos até, com aqueles que agora estão distantes.

Saúde a todos! 

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *