16 de setembro de 2021

IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

O Estado da Diáspora Africana lança o Panafrican Caucus dos Jornalistas

O Estado da Diáspora Africana (SOAD) tem o prazer de anunciar o lançamento do Panafrican Caucus dos Jornalistas, que ocorreu em 6 de abril de 2021. A organização é liderada por Elisée Héribert-Label Adjovi, Embaixadora de Roving da SOAD, e que é também a CEO de um grande jornal, Le Label Diplomatique, difundido por toda a África em francês e em inglês.

         Mais de 100 jornalistas e diretores de mídia já aderiram ao Caucus. Eles vêm de mais de 20 países, do Benin ao Quênia, da Nigéria a Madagascar, dos Estados Unidos ao Brasil, da França à Alemanha, e estão todos unidos em sua diversidade, para promover os valores panafricanos e para garantir que vozes da África e da Diáspora possam se fazer ouvir. Esta foi a agenda da reunião:

-Apresentação do Estado da Diáspora Africana, e suas recentes realizações, tais como a criação do ID da Diáspora, a criação da moeda Lumi, a votação de uma resolução no Parlamento da UE para restituição e reparação, 13 500 bolsas de estudo para estudantes panafricanos, o Panafrican Bicycle Tour, etc.

– Apresentação das 4 Caucus da SOAD : a Caucus Panafricana de Líderes Políticos (lançada em fevereiro), a Caucus Panafricana de Advogados (lançada em março), a Caucus Panafricana de Líderes Espirituais (que será lançada em abril) e, é claro, a Caucus Panafricana de Jornalistas, que agora existe.

– Apresentação do Panafrican Caucus de Jornalistas: haverá diferentes faculdades, uma para os CEOs da mídia, outra para os jornalistas individuais. Haverá também coordenadores nacionais em todos os países envolvidos para reforçar e desenvolver a Bancada Panafricana de Jornalistas.

-Compromissos : a Caucus ajudará a mídia panafricana a falar mais alto com uma voz unificada. Quando houver eventos importantes como as cúpulas África-França, ou as cúpulas China-África, por exemplo, os membros da mídia poderão publicar materiais comuns para dar maior visibilidade a sua posição. O Caucus será uma força de lobby para a África e a Diáspora.

         O Dr. Louis-Georges Tin, Primeiro Ministro da SOAD, fez uma declaração: “Estou muito feliz em lançar esta iniciativa hoje com Elisée Héribert-Label Adjovi, que é uma grande jornalista, e também uma grande líder. As mídias são cruciais: tantas notícias falsas são difundidas, especialmente quando se trata da África. Não podemos permitir que outras pessoas sejam as que contam nossa história. Precisamos mudar a narrativa e ser aqueles que contam nossa própria visão. É disto que se trata o Panafrican Caucus dos Jornalistas”.

.

         Elisée Héribert-Label Adjovi, presidente da Bancada de Jornalistas acrescentou: “Nossa missão, como quarta propriedade, será tomar iniciativas e realizar ações capazes de reforçar o Estado da diáspora africana em sua visão”. Queremos construir uma África resolutamente empenhada em ocupar seu pleno lugar no Concerto das Nações como o berço da humanidade”.




Elisée Héribert-Label Adjovi, Líder do Caucus