Warning: Creating default object from empty value in /home/imprensa/domains/imprensapreta.com/public_html/wp-content/plugins/elementor/modules/landing-pages/module.php on line 474

O papo agora é com eles – Novembro inicia com campanhas para lembrar os homens que é preciso cuidar da saúde.

0 0
Read Time2 Minute, 15 Second

Mais frequente no Brasil entre os homens, é preciso falar sobre o câncer de próstata como forma de prevenção e cuidados com a saúde masculina. Iniciado no último domingo, o mês de Novembro é destinado à realização de campanhas e alertas sobre a doença que atinge cerca de 65.840 no triênio 2020/2022, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

De acordo com a Cartilha Câncer de Próstata, reeditada pelo Inca, a próstata é uma glândula  presente no homem, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga que envolve a parte superior da uretra (canal onde passa a urina)  e sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, nutrindo e protegendo os espermatozoides.   

Em homens jovens a próstata tem o tamanho de uma ameixa, porém, seu tamanho aumenta com o avanço da idade.  Ao longo da existência humana, as células são substituídas por outras mais novas, mas em alguns casos, as células podem aumentar de tamanho formando tumores  benignos ou câncer.  Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce lentamente, não dá sinais e não ameaça a saúde dos homens durante a vida. Já em outros casos, se desenvolve rapidamente, podendo se espalhar para outros órgãos e levar à morte. 

Os principais fatores do câncer de próstata no país são a idade: de cada dez diagnosticados, 9 tem mais de 55 anos;  incidência da doença na família. Pai ou irmão com menos de 60 anos que tiveram câncer de próstata; sobrepeso e obesidade.  Conforme a cartilha, um estudo recente apresentou maior incidência da doença em homens com peso corporal elevado.  Dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição no jato de urina  e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite são sintomas do câncer de próstata. Apresentando alguns destes sintomas, o médico deverá ser procurado, lembrando que estes também são sintomas de Hiperplasia benigna da próstata e Prostatite. Então, na dúvida de qual é sua doença, vá ao médico imediatamente. Lembrando aos homens que a partir dos 40 anos de idade, é necessária a realização de exames periódicos para a detecção precoce e maior possibilidade de cura.    

O diagnóstico precoce, práticas saudáveis na alimentação e no estilo de vida, manutenção do peso adequado, a realização de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro, são algumas das maneiras de se evitar o câncer de próstata. 

 Mais informações sobre o câncer de próstata podem ser obtidas no link abaixo:

 

https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *