Nyl MC questiona as desigualdades sociais em seu novo single PARASITAS

14 de novembro de 2020

Música foi escrita e produzida durante a quarentena e

os protestos anti racistas no Brasil 

Rio de Janeiro  – Nyl MC traz versos provocadores e rimas inflamadas em PARASITAS, música que anuncia seu próximo trabalho 40TENA TAPE, que será lançado no dia 20 de Novembro – Ouça aqui. O lyric vídeo que acompanha foi produzido pela Berro Inc, fotografia de capa por Carolina Aleixo e instrumental de Erotes. Nyl também participa da produção musical e do design gráfico da capa – Veja aqui

Nas palavras de Nyl, “PARASITAS” é um “grito contra o racismo estrutural e as desigualdades sócio econômicas que se tornaram ainda mais latentes durante este momento de pandemia que estamos vivendo”. No título e na arte de capa é perceptível uma alusão ao filme sul coreano PARASITA, dirigido por Bong Joon Ho e vencedor do Oscar 2020, sendo o primeiro filme de fora dos EUA a vencer o prêmio mais famoso do cinema mundial. “Assisti ao filme antes da indicação ao Oscar, sem ter visto trailer ou ter muita informação sobre ele e sai de lá muito impactado. É uma obra de arte sobre a desigualdade social e suas consequências” afirma Nyl. 

A produção da música se iniciou durante o período mais intenso da quarentena, quando os protestos anti racistas e anti fascistas tomaram as ruas no Brasil e no mundo. “Fui no primeiro ato aqui no Rio, em frente ao Palácio das Laranjeiras e aquilo mexeu muito comigo. Em meio a uma pandemia ter assassinatos como o do João Victor e todo o descaso dos governantes eleitos com a população mais pobre, em meio a uma pandemia é revoltante.” conta Nyl. O instrumental é do rapper e produtor musical Erotes. “Quando as coisas flexibilizaram um pouco mais, eu fui no estúdio do Erotes e levei o sample de Know Your Enemy do Rage Against The Machine. É uma banda que ouvi muito na adolescência, que me inspira até hoje e que sempre usou a música como forma de luta. É o que eu faço há um tempo e fiz aqui em PARASITAS” finaliza.  

Sobre Nyl MC 

Em carreira solo desde 2010, lançou em 2014 seu primeiro CD oficial pela produtora/selo musical #NovaBlack, “Original da Pista”,. Seus singles e clipes posteriores também tiveram boa recepção pela cena local como “Swinga Remix“, “Pedaço do Céu” e “Afronta“. Foi um dos únicos representantes do Rap carioca que se apresentou no Boulevard Olímpico, espaço destinado para shows durante os Jogos Rio 2016. Na ocasião, realizou o show ‘’Um Novo Amanhecer’’, onde reúne a musicalidade da Black Music, a expressão corporal das danças urbanas e a contundência das suas rimas. 

Amante e conhecedor do subúrbio, é um realizador da Cultura Hip Hop no Rio. É um dos coordenadores do LH2 (Leopoldina Hip Hop), plataforma que há 2 anos vem fomentando a cena do Rap do Rio a partir da Zona Norte, provocando o encontro de novos nomes com artistas já consagrados em espaços culturais com eventos e workshops . Em 2019 lançou o EP “Natural do Mundo“, produzido em parceria com a marca Impt Lifestyle!, a partir da coleção UNIT, que contou com a participação de artistas do subúrbio do Rio que atuam diversos estilos musicais. 

Como diz em seus versos, Nyl segue “criando pontes, derrubando muros”: sua atuação como artista, produtor cultural, comunicador e arte educador nas escolas virou tema da dissertação de mestrado “O rapper como intelectual orgânico: um estudo etnomusicológico sobre Nyl MC e a emancipação do povo brasileiro” da pesquisadora e professora, Juliana Catinin. Nyl e seu parceiro de palco Pirigo DJ acompanharam presencialmente a defesa na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, no mês de março de 2020, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, não conseguiram cumprir a agenda de shows e encontros na Europa. 

Gabriela Anastácia assessoria de imprensa

Conheça mais em: 

instagram.com/nylmc 

youtube.com/nylmc

Email: contatonylmc@gmail.com 

Contato para shows / eventos 021 

  • 96481-2351 | 99497-9990