Pular para a barra de ferramentas
Noticias Saúde & Bem Estar 

Chegou o Outubro Rosa

0 0
Read Time1 Minute, 40 Second

Chegou o Outubro Rosa

Durante todo o mês, diversas atividades alertam para prevenção ao câncer de mama

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desenfreado de células, que invadem tecidos e órgãos. 

 

Dividindo-se rapidamente, geralmente, estas células são muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras partes do corpo.

Diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Já a metástase é a velocidade de multiplicação das células que diferencia os diversos tipos de câncer, bem como a capacidade de invasão de órgãos e tecidos do corpo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca),  nos dias de hoje, a informação baseada em dados válidos, confiáveis e atualizados é a principal ferramenta da sociedade. Ter informação correta no momento oportuno, faz toda a diferença para um planejamento estruturado e coerente com a realidade, permitindo ações eficazes e efetivas.

 Segundo estimativas do Inca, até o final deste ano, aproximadamente 66.280 brasileiras terão câncer de mama.  Deste total, cerca de 17.572, irão a óbito.  

Um estudo realizado pelo instituto revelou que os Estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, tiveram as maiores taxas de mortalidade por câncer de mama em 2016, chegando a mais de 20 óbitos por 100 mil mulheres no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

Por isso, vale ressaltar que mesmo vivendo uma pandemia, os cuidados com a saúde da mulher não devem ser deixados de lado; requer atenção de toda a família. A realização do autoexame além de um sinal de amor próprio, é o primeiro passo para o diagnóstico precoce do câncer de mama que, se tratado logo no início, aumentam as chances de cura.

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
100 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Comment