Pular para a barra de ferramentas
Noticias Saúde & Bem Estar 

28 de Julho, Dia Mundial de Combate a Hepatite

0 0
Read Time2 Minute, 39 Second

Apesar da redução no número de crianças infectadas OMS alerta para imunização e prevenção

Durante as comemorações do Dia Mundial de Combate à Hepatite, 28 de Julho, a Organização Mundial de Saúde celebra a redução proporcional de infecção crônica em crianças menores de cinco anos que caiu para menos de 1% no ano passado. Antes da vacina este número era de 5%.  

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado gerando alterações leves, moderadas ou graves que na maioria não apresentam sintomas. No entanto, se presentes, podem causar cansaço, febre, mal- estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.  

De acordo com o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a Hepatite mata 900 mil pessoas por ano e nenhum bebê deve morrer por não ser vacinado.

 Em um documento assinado por 194 integrantes da OMS, está determinada a redução de até 65% no número de mortes decorrentes da hepatite, lembrou o presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), Humberto Silva. 

“É imperativo que o mundo atinja a eliminação da hepatite, conforme estabelecido pelo documento assinado por 194 países-membros da OMS, que determina um pacto para diminuir em até 65% o número de mortes em decorrência da hepatite. É importante porque 4 mil pessoas morrem, todos os dias, desta doença e não deveriam. Não deveriam porque existe vacina para a hepatite B e para a hepatite C. Então, todas as mortes que ocorrem são em decorrência do silêncio da doença.”

Humberto Silva, afirma que 95% das pessoas que têm a doença não sabem de seu diagnóstico.  O presidente ressaltou que ele mesmo é um sobrevivente da hepatite, que foi descoberta por acaso, fazendo exame em decorrência de outra doença. 

Mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com infecção crônica por hepatite B. Os bebés são os mais vulneráveis; aproximadamente 90% das crianças infectadas no primeiro ano, tem a doença cronicamente. Por ano, a hepatite que afeta o fígado causando fibrose avançada, cirrose e câncer, mata quase 900 mil pessoas. 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns, são causadas pelos vírus A,B e C; também é possível   encontrar casos em menor frequência, do vírus  da hepatite D na região Norte do país. 

Para evitar que os bebês adoeçam é necessário que recebam a vacina o mais rápido possível após o nascimento, dentro de 24 horas preferencialmente, acompanhada de pelo menos mais duas doses adicionais. A eficácia da vacina, além de segura, garante mais de 95% de proteção, de acordo com a OMS. 

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a cobertura vacinal, chegou a 30% em todo o mundo. 

Outra forma de proteger as crianças e diminuir a transmissão é oferecer tratamento antiviral às grávidas.

De acordo com um estudo recente, a interrupção nos programas de vacinação decorrentes da pandemia de Covid-19, pode causar um sério impacto nos esforços para alcançar as metas globais. Num cenário sombrio, cerca de 5,3 milhões de crianças terão infecções crônicas adicionais entre 2020 e 2030, podendo causar mais de 1 milhão de mortes. 

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

6 thoughts on “28 de Julho, Dia Mundial de Combate a Hepatite

  1. Beeindruckend! Dies könnte einer der nützlichsten Blogs sein, die wir jemals zu diesem Thema gesehen haben. Eigentlich großartig. Ich bin auch Spezialist für dieses Thema, damit ich Ihre Bemühungen verstehen kann. Doria Cullan Evania

  2. Hou la la! Cela pourrait être l’un des blogs les plus utiles que nous ayons jamais vu sur ce sujet. En fait magnifique. Je suis également spécialiste de ce sujet afin que je puisse comprendre vos efforts. Tonye Mar Deerdre

  3. I am just commenting to let you understand what a nice discovery our girl experienced viewing the blog. She mastered a lot of pieces, including what it is like to possess a wonderful teaching spirit to have most people very easily fully understand specified advanced matters. You actually exceeded her expectations. Many thanks for delivering these valuable, safe, edifying not to mention fun tips about that topic to Julie. Rasla Bogey LeCroy

  4. I have read several excellent stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you place to make such a excellent informative web site. Sonia Brucie Grover

Leave a Comment