Pular para a barra de ferramentas
Noticias Saúde & Bem Estar 

Consumo de álcool e violência doméstica aumentam durante quarentena

1 0
Read Time2 Minute, 1 Second
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Ocorrências de violência contra a mulher aumentam cerca de 45 % na PM de SP 

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (ABEAD), durante o período de quarentena, por causa da Covid-19, o consumo de álcool aumentou consideravelmente. “O consumo de bebidas alcoólicas aumentou, inclusive entre os que bebem socialmente, nos finais de semana e uso recreacional”, destaca Renata Brasil Araújo, presidente da ABEAD.  

Conforme Renata B. Araújo, os botecos e happy hour virtuais com os amigos e as lives com os ídolos consumindo bebidas alcoólicas fazem com que as pessoas bebam acompanhando de suas casas.  “Aumentou significativamente os pedidos deliverys de bebidas alcoólicas. Pesquisa realizada pela Opinion Box, apontou que houve aumento de 26% nas compras de bebidas alcoólicas por delivery e num total de 2.000 entrevistados, 16%  afirmou ter aumentado o consumo de bebidas. 

O que aumento também neste período, foram os números da violência doméstica.   Um registro do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos , constatou aumento nos casos de violência contra a mulher que lançou uma campanha para que estes casos sejam denunciados.

   

No mês de março, em São Paulo, o número de ocorrências de violência contra a mulher, atendida pela Polícia Militar, aumentou de cerca de 45%. No Rio de Janeiro, foram 50% de aumento, segundo o Tribunal de Justiça do estado.  De acordo com a presidente, um dos efeitos colaterais do consumo de álcool, é o aumento da violência doméstica. 

Em todo o país, o número da Polícia Militar é o 190 para denunciar um agressor seja ele um parente próximo, vizinho, conhecido ou desconhecido. As denúncias também podem ser efetuadas através do número 180, lembrando que não precisam se identificar, ou seja, podem fazer denúncias anônimas. No Estado de São Paulo, o número do disque denúncia é o 181. 

 “Apesar de trazer uma sensação de relaxamento, o consumo de bebidas alcoólicas pode agravar os quadros de depressão e de ansiedade, principalmente, neste período de quarentena (isolamento social) e, prejudica também nossa imunidade no que tange ao nosso sistema respiratório que é o mais atingido pela Covid-19”, alertou Renata B. Araújo.

No Estado de São Paulo, a quarentena segue até o dia 31, de Maio; vale lembrar que manter o corpo e a mente saudáveis neste período é o melhor e mais sensato a se fazer dadas as incertezas científicas e políticas em todo o planeta. 

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Comment