Pular para a barra de ferramentas
Cinema, Filmes, Streamer Cultura Parcerias 

Cine África – Sessões virtuais de filmes africanos

3 0
Read Time2 Minute, 57 Second

Ciclo gratuito online acontece de maio a julho e inclui debates com estudiosos , a idealizadora e curadora é da jornalista Ana Camila e  Jusciele Oliveira, Morgana Gama além três pesquisadoras dos cinemas africanos e residentes em Salvador.

Aos amantes da sétima arte que estão em quarentena e já não aguentam mais as reprises e os títulos de blockbusters de Hollywood o Tela – Preta nesta 

semana traz com a ajuda do “Cine África” , dicas preciosas de filmes de Senegal, Angola, Nigéria, África do Sul, Mali e Mauritânia.

Calma não precisam ficar confusos, não será preciso assistir tudo em uma super maratona , aliás o formato é uma achado pois entre os meses de maio e julho, a Mostra de Cinemas Africanos promove o Cine África | Em Casa, encontros virtuais para conversar sobre filmes africanos com convidados de todo o Brasil. 

Adaptando-se ao formato digital, imperativo em tempos de isolamento social, o projeto apresenta nove sessões (três por mês) o projeto foi idealizado e tem a curadoria da jornalista Ana Camila.

Para participar dos encontros gratuitos, os interessados devem se inscrever em mostradecinemasafricanos.com e aguardar instruções para assistir o filme de cada semana. As sessões acontecem sempre aos sábados (os três últimos de cada mês) e sempre às 16hs.

A programação foi montada com base em títulos disponíveis em plataformas de streaming como YouTube (um dos títulos está disponível na Netflix), todos legendados em português. Nas datas e horários programados, os participantes acessem o link da reunião virtual que será enviado por e-mail. 

Você vai poder conhecer um pouco mais da cinematografia africana, com temas que trazem provocações bem interessantes que vão desde problemas sociais, morais e até culturais que chegam a lembrar um pouco  o nosso Brasil, e sem spoilers tenho a certeza que você vai fazer uma viagem fantástica e por si só  poderá descobrir que existe vida fora das grandes salas de cinema. 

No dia 16 de maio, às 16h, acontece o primeiro encontro para conversar sobre o filme “Mossane” (1996), da cineasta senegalês Safi Faye, mulher pioneira na realização de longas-metragens no continente africano. A convidada para conduzir o bate-papo com o público é a pesquisadora baiana Evelyn Sacramento, especialista na obra de Faye. A programação inclui filmes de um dos mais importantes cineastas africanos, o senegalês Ousmane Sembène, além de títulos mais recentes como “Félicité” (2017), de Alain Gomis (Sénégal), “Lionheart” (2018), de Genevieve Nnaji (Nigéria) e “Heremakono” (2002), de Abderrahmane Sissako (Mauritânia).

 

Pesquisadores de quatro estados brasileiros fazem parte da programação: Evelyn Sacramento (BA), Marcio Paim (BA), Renata Dariva (RS), Lecco França (BA), Marina Gonzaga (RJ, residente na França), Janaína Oliveira (RJ), Maíra Zenun (RJ, residente em Portugal), Detoubab Ndiaye (BA), Hannah Serrat (MG). A ideia foi convidar estudiosos que já desenvolvem pesquisas em torno de África e cinemas africanos para enriquecer o debate.

 

O Cine África é um cineclube que tem como principal objetivo difundir a produção audiovisual realizada no continente africano, aumentando o repertório do público brasileiro sobre essa cinematografia. O projeto surgiu em 2019 dentro da programação do Circuito Sala de arte em Salvador (Bahia), vinculado à Mostra de Cinemas Africanos. O projeto é coordenado por Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira e Morgana Gama, três pesquisadoras dos cinemas africanos e residentes em Salvador, que se revezam na curadoria, produção e mediação das conversas.

Para saber mais e ainda de quebra participar basta acessar os links e boa sessão.

 

Site oficial: www.mostradecinemasafricanos.com 

Instagram: @mostradecinemasafricanos

Facebook: /mostradecinemasafricanos

E-mail: cineafrica@mostradecinemasafricanos.com 

Mossane, de Safi Faye (Senegal,1996)
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Comment