Pular para a barra de ferramentas
Educação Saúde & Bem Estar 

Saúde bucal em tempos de Covid-19

2 0
Read Time2 Minute, 38 Second

A Jornalista Ana Paula Mendes , vai estar trazendo vários editoriais voltados a saúde durante esse tempo de quarentena frente a pandemia do novo coronavírus a covid – 19. Em forma de entrevistas , que futuramente será transformadas em podcast.

A primeira traz a Dentista Amanda Rafaela Portella Martins Ferreira (CROSP 86755)que vai dar algumas orientações para manter a saúde bucal em dia. 

Saúde bucal em tempos de Covid-19

Em tempos de pandemia, com a maioria das pessoas em casa, não basta apenas cuidar para não contrair o coronavírus; com tempo livre, as pessoas acabam comendo mais e, muitas vezes acabam se esquecendo da saúde bucal. 

Crianças, adolescentes e até mesmo os adultos em casa, se deliciam com chocolates, bolachas e outros doces e, por vezes, não fazem a devida higiene bucal. 

Para ajudar na manutenção neste período, a dentista Amanda Rafaela Portella Martins Ferreira (CROSP 86755), dá algumas orientações para manter a saúde bucal. 

ENTREVISTA

Ana Mendes: Neste período de pandemia com crianças em casa comendo quase o dia todo e muito doce, que cuidados devem ser tomados para manter a saúde bucal delas? 

Dra. Amanda: Uma das portas de entrada do vírus é a boca e os cuidados com a higiene bucal é fundamental, começando pela higienização das mãos, já que estas são imprescindíveis para o uso de fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes. 

É recomendável a escovação e uso do fio dental 3 (três) vezes, pela manhã ao acordar, após o almoço e antes de dormir. Este momento precisa ser feito sem pressa e em frente ao espelho, fazendo movimentos pequenos e circulares com a duração de 2 (dois) minutos.

Dependendo da idade da criança a higienização deverá ser supervisionada por um adulto, com ênfase nos dentes molares que são os mais próximos da faringe para evitar pneumonia por aspiração, além dos cuidados com a língua.

É importante o uso de enxaguante bucal na prevenção das cáries, bem como manter escovas dentais e higienizadores de língua imersos em solução desinfetante, a base de água e enxaguante bucal para evitar a reinfecção após cada uso.

Cabe ressaltar que para crianças menores de 5 (cinco) anos os enxaguantes e os cremes dentais não devem ter flúor em sua composição. 

Ana Mendes: Estes cuidados também servem para crianças e adolescentes que usam aparelhos?  Quantas vezes ao dia devem fazer a higiene bucal tanto para quem usa como para os que não usam aparelhos? 

Dra. Amanda: Sim, mas o cuidado deve ser redobrado porque os aparelhos retêm muitos alimentos.

Além da escovação normal, deve-se usar o fio dental com o passa fio e posteriormente escova interdental para a escovação em volta das peças ortodônticas (bráquetes). Usar também o higienizador de língua e enxaguantes bucais.

A recomendação da frequência é a mesma informada anteriormente (3 vezes ao dia) com ênfase nos cuidados acima para os que usam aparelhos.

Ana Mendes: Como ficam as consultas odontológicas durante a quarentena?

Dra. Amanda: Recomenda-se que após o término deste período de quarentena a visitação periódica ao dentista seja retomada, para os que usam aparelhos ortodônticos mensalmente e, para os demais pelo menos a cada seis meses. 

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Comment