Pular para a barra de ferramentas

Porque a maioria dos infectados pela Covid 19 são homens?

Ana Paula Mendes
Read Time2 Minute, 26 Second

Segundo pesquisadores, o motivo é a redução na expressão do gene TRIB3 em células pulmonares

Como já se percebeu a maioria dos infectados pelo novo Covid 19 no Brasil e no restante do mundo, são homens. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro, no final de março, 68% das vítimas fatais eram homens e 32% mulheres.  Na Itália, um estudo revelou que 82% dos infectados eram homens entre  62 anos de idade e, boa parte deles apresentavam problemas cardiovasculares ou respiratórios.

Em parceria com a Fapesp, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu  realizou uma pesquisa e descobriu que em homens acima dos 60 a expressão do gene TRIB3 está diminuída em certas células  do pulmão que são os alvos preferidos do vírus Sars- Cov-2.

Conforme verificado pelos cientistas, a expressão do gene diminui drasticamente com o envelhecimento.  A partir dos 60 anos, os homens têm mais chance de desenvolver pneumonia e insuficiência respiratórias quando infectados pelo novo coronavírus.  De acordo com os pesquisadores da Universidade, o genes regula a função de um fluído que protege os pulmões naturalmente.  A avaliação de medicamentos que estimulem a expressão do genes TRIB3  pode ser uma das possibilidades no tratamento da doença, sugerem os pesquisadores.  

Ainda no século XXI, muitos homens não cuidam da saúde e vêm o adoecimento como fragilidade e correm riscos desnecessários. 

Em outro estudo, cientistas revisaram dados de 1524 pacientes com câncer (próstata, pulmão ou outro) em Wuhan,na China, e verificou se que estes pacientes tinham risco duas vezes mais de contrair a Covid-19. Deste modo, o câncer e a internação hospitalar aumentam as chances e  agravamento do coronavírus bem como a mortalidade. 

Até o dia 23 de abril, o país registrou 49.942 casos, 3.313 mortes e estima-se que 26.573 pessoas foram curadas da Covid-19 em todo o país, conforme o Ministério da Saúde.  Em todos os estados do Brasil, há registros da doença sendo o Estado de São Paulo o que possui maior número de casos e mortes e o estado do Rio de Janeiro, segue em segundo lugar. A taxa de letalidade do novo coronavírus no país é de 6,4% segundo o Ministério. 

Além das pessoas com mais de 60 anos, estão no grupo de risco pessoas de qualquer idade com problemas cardíacos, respiratórios, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, puérperas (pós-parto), entre outras que precisam redobrar os cuidados contra a Covid-19.  Lembrando integram os cuidados o lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, não esquecendo as pontas dos dedos, uso de máscaras não apenas para os que apresentam sintomas de gripe, mas ao sair de casa; evitar aglomerações; lavar as mão ao rosto e aos olhos; manter uma alimentação saudável fortalecerá o sistema imunológico. 

0 0

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Eva Maria do Bom Sucesso Empreendedora Preta que enfrentou o sistema escravocrata

Foi uma mulher negra alforriada, portanto livre que exercia seu  trabalho como quitandeira no Rio de Janeiro. Em julho de 1811, como era de costume Eva Maria estendia seu tabuleiro na antiga rua da Misericórdia no centro do estado carioca,  a renda dela naquele período era  pela venda de couve […]

Subscribe US Now