Pular para a barra de ferramentas

O dia a dia com o Covid 19

Ana Paula Mendes
Read Time3 Minute, 5 Second

Como mudar hábitos em meio à pandemia?

Desde 23 de março, o município de Campinas está em quarentena, numa das várias tentativas para conter a propagação da doença entre seus moradores.  A quarentena a princípio, vai até o dia 12 de abril e mesmo que não seja prorrogada, a rotina do campineiro não será mais a mesma. Além da lavagem das mãos constantemente, de evitar saídas desnecessárias, uso do  álcool em gel quando precisar sair e não tiver acesso a água e sabão; não colocar as mãos nos olhos e rosto, ficar em casa tem sido um desafio para muitas pessoas. Algumas pessoas estão trabalhando em casa, o tão popular nestes dias “Home Office” mas, para quem não está nesta situação, o que fazer com tanto tempo livre?

Adquirir ou reativar o hábito da leitura ajuda passar o tempo, além de proporcionar conhecimento, cultura e prazer. Seja qual for o estilo musical, rock, pop, MPB, clássico, gospel ou sacro, a música é uma excelente companhia em todos os momentos, que dirá nestes tempos de coronavírus!

As séries de TV estão em alta e, para quem gosta, é uma boa oportunidade de se manter atualizado com o que acontece no mundo televisivo. Apesar das notícias não estarem muito boas, o rádio também é um grande aliado, uma boa companhia nestes momentos. Descobrir novos talentos é outra forma de manter-se sóbrio em tempos de COVID-19 e, na maioria dos casos nem é preciso sair de casa para comprar os itens para colocar em prática. Diversas empresas oferecem serviços online de compra e entrega. 

A cozinha tem sido o lugar mais frequentado da casa nos últimos dias. Experimentar novas receitas, fazer aquele bolo ou torta com o modo de fazer guardado numa pasta do notboock ou celular é outra opção prazerosa para passar o tempo.  É na cozinha que a amizade e o amor fortalecem; sem mencionar que é nela que damos os melhores risos, temos as melhores conversas… 

Para quem tem filhos pequenos, brincadeiras, leitura de histórias, ensiná-los a andar de bicicleta, pular amarelinha, jogar um joguinho; tem um monte de coisas legais para fazer com eles, principalmente se mora em casas. Aos que moram em apartamentos, o quarto pode virar um grande circo bem como a sacada, se transformar numa cabana. Num piscar de olhos, seus filhos estarão em outra fase, aproveitem a quarentena!  Sirvam-se deste período para ensinar novos hábitos aos pequenos, a forma correta de lavar das mãos e uso do álcool em gel, tão essenciais atualmente, podem se transformar em uma divertida brincadeira. 

 A COVID -19 em Campinas:

Campinas possui 44 casos confirmados 86 descartados; 752 casos investigados e 3 óbitos.

Algumas pessoas possuem mais chances de desenvolver complicações por conta do vírus e entre elas estão os idosos, pessoas com problemas crônicos de saúde como câncer , doenças cardiovasculares, doença pulmonar, diabete, doença renal, imunodeprimidos, ou seja, pessoas com sistema imunológico enfraquecido  e por isso, são facilmente, infectados por vírus e bactérias; pessoas com tuberculose e HIV. Apesar de não haver evidências dos riscos da COVID-19 em gestante e puérperas (até 4 semanas após o parto), elas devem seguir os mesmos métodos de prevenção, pois a influenza que apresenta os mesmos sintomas , é muito grave para essas mulheres.

É fundamental colocar em prática as recomendações das autoridades para diminuir os riscos de contrair e transmitir a doença. Atentar para as informações de fontes oficiais como o Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde do Estado e do Município bem como da Vigilância Sanitária. 

Ressaltando que ficar em casa é a melhor forma de conter o avanço da COVID-19. 

0 0

About Post Author

Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes é Jornalista e Fotografa Profissional
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Feminismo Negro

Todas as quintas-feiras terão textos sobre uma personalidade negra da história brasileira no site da Imprensa Preta.  Uma maneira de homenagear a memória de minhas ancestrais e daquelas que as sucederam, nossos passos vêm de longe, são traçados por muita dor e atravessamento do sistema escravagista, o apagamento histórico sofrido […]

Subscribe US Now