IMPRENSA PRETA

COMUNICAÇÃO DIVERSIDADE E INFORMAÇÃO

Covid – 19

Como combater o coronavírus COVID 19 dentro de casa

Usou sapato na rua, não entre com ele em casa.Evita a propagação desta e outras doenças

Como é do conhecimento de todos, estamos em quarentena, reclusos em casa, para evitar ainda mais a propagação do vírus causador da COVID -19.

 Para nos mantermos o mais longe possível da doença, algumas medidas são necessárias, ou seja, precisamos  mudar alguns hábitos: criar a “Zona Suja” na parte interna de casa é uma destas mudanças de hábito. Neste local, calçados e roupas usadas fora de casa devem ser retirados antes de entrar propriamente, na residência. Depois disto, higienizar as mãos e tomar banho. Se possível, reserve um calçado para todas as vezes em que precisar sair.

procedimento padrão

Manter a casa limpa e arejada é uma das medidas para se proteger do coronavírus. O uso de desinfetantes e água sanitária  são grandes aliados na manutenção da limpeza dos ambientes. Para quem realmente precisa sair mudanças, também são necessárias durante a Pandemia.  Antes de sair, coloque uma jaqueta de manga longa, se estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara pouco antes de sair, evitar pegar em dinheiro, caso precise, logo em seguida, higienize as mãos. Para as mulheres, prender o cabelo (com frequência passam as mãos nos cabelos), evitar uso de brincos e correntinhas são outras dicas importantes nestes períodos.

Nos casos em que  há convivência com suspeitos ou infectados, os mesmos devem permanecer isolados dos demais membros da casa, não compartilhando talheres, pratos e roupas de cama e banho, bem como o lixo por ele descartado.

 Durante a quarentena  também é necessário evitar o transporte público, manter distância das pessoas ; caso precise sair com cachorros tente evitar que  se esfreguem em superfícies externas como muros, postes.

De acordo com o Ministério da Saúde, as formas de transmissão do coronavírus ainda estão sendo investigadas, mas a contaminação de uma pessoa para outra ocorre  por gotículas respiratórias ou contato e isto, está acontecendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de contrair a infecção.  Daí a necessidade de manter distância mínima de uma pessoa para outra de no mínimo 1,5 m entre as pessoas. Vale ressaltar que a propagação de uma pessoa para outra pode ocorrer de forma continuada.  

SINTOMAS COVID-19


Transmissão do coronavírus pode ser pelo  ar ou contato pessoal com secreções contaminadas como:
 gotículas de saliva; espirro ;tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Por isto, em período de quarentena, todo isolamento  ( Ficar em Casa), Se faz necessário.

About Post Author