16 de janeiro de 2021

Imprensa preta

Comunicação e Informação

Cantadores & Mandigueiros

0 0
Read Time1 Minute, 43 Second
Cantadores & Mandigueiros

Acontece neste sábado dia 14 de Março de 2020 , mais um Encontro de Cantadores e Mandingueiros ,“ Mulher na Roda não é pra enfeitar, Mulher na Roda é pra ensinar”, no Espaço Gourmet Flor do Dendê na cidade de Hortolândia.

Comandado pelo idealizador instrutor Jiboia , O evento vai reunir Mestres , Instrutores de Capoeira e admiradores, além de outras expressões culturais como Samba de Roda e nesta edição o evento vai ter as mulheres como homenageadas e convidadas especiais. O objetivo maior é o resgate da ancestralidade , através da capoeira .Neste sábado as convidadas serão Pitomba , Bombom, Lindinha, Leh, e a roda de samba fica por conta de Marina Costa. 

Estagiária Bombom

Mandinga, na capoeira, corresponde a um ato mágico, um ilusionista que o corpo é capaz de realizar. Na cultura ancestral e Matriarcal , a importância da Mulher é vital em todos os setores da cultura africana , não seria diferente na capoeira pois são gestoras e potencializadoras de futuros homens praticantes da arte marcial africana mais acima de tudo detém os poderes ancestrais  nas rezas e benzimentos com amplo conhecimentos nas ervas e unguentos.

Nada mais especial ter a participação dessas perpetuadoras e matri gestoras  ancestrais no encontro de Cantadores & Mandingueiros.    

O termo mandinga remete ao nome de um grupo étnico do antigo reino do Mali, na África Ocidental, que possuía poderosos feiticeiros. Também chamados de malinquês, os mandingas se converteram ao islamismo no século XIII. Os capoeiras se apropriaram do nome, mas ele surgiu no Brasil através de um costume disseminado pelos escravos na colônia: o de usar amuletos protetores conhecidos como “bolsas de mandinga”. Também chamadas de patuás, as bolsas eram utilizadas pelos capoeiras para “fechar o corpo” dos perigos do mundo.

Marina Costa

Serviço

Encontro de Cantadores e Mandingueiros – Especial “Mulheres”

Local : Espaço Gourmet Flor do Dendê

Endereço : Rua João Alves , 288 – Jardim Adelaide – Hortolândia

Dia – 14 de Março – Horário – às 13:00hs – Entrada – Gratuita 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %