Pular para a barra de ferramentas
Ancestralidade Bolso & Cultura Cultura Noticias 

Cantadores & Mandigueiros

2 0
Read Time1 Minute, 17 Second
Primeiro de 2020

Acontece nesse sábado dia 1 de Fevereiro de 2020 , o Encontro de Cantadores e Mandingueiros , no Espaço Gourmet Flor do Dendê na cidade de Hortolândia.

Comandado pelo idealizador instrutor Jibóia , O evento vai reunir Mestres , Instrutores de Capoeira e admiradores, além de outras expressões culturais como Samba de Roda. O Encontro de Cantadores e Mandingueiros é realizado desde de 2019 e o objetivo maior é o resgate da ancestralidade , através da capoeira .Nesse sábado como convidado o encontro recebe o Mestre Kilombo Kidawana.

Mandinga, na capoeira, corresponde a um ato mágico, um ilusionismo que o corpo é capaz de realizar. Não é à toa que os velhos mestres são chamados de mandingueiros. Cercados pelas armadilhas das encruzilhadas e pela magia dos candomblés, protegidos por patuás e armados com navalhas, os antigos capoeiras se tornaram figuras míticas, como o lendário Besouro Cordão de Ouro.

O termo mandinga remete ao nome de um grupo étnico do antigo reino do Mali, na África Ocidental, que possuía poderosos feiticeiros. Também chamados de malinquês, os mandingas se converteram ao islamismo no século XIII. Os capoeiras se apropriaram do nome, mas ele surgiu no Brasil através de um costume disseminado pelos escravos na colônia: o de usar amuletos protetores conhecidos como “bolsas de mandinga”. Também chamadas de patuás, as bolsas eram utilizadas pelos capoeiras para “fechar o corpo” dos perigos do mundo.

Serviço

Encontro de Cantadores e Mandingueiros

Local : Espaço Gourmet Flor do Dendê

Endereço : Rua João Alves , 288 – Jardim Adelaide – Hortolândia

Horário – às 13:00hs – Entrada – Gratuita

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Comment