Pular para a barra de ferramentas
Ancestralidade comunidade negra Cultura Noticias 

Kwanzaa – Povo Preto é chegada a hora de aquilombar

8 0
Read Time2 Minute, 34 Second

Eddie Júnior com a Colaboração de Jorge Cruz

Kwanzaa

A Imprensa Preta preparou para você um verdadeiro especial de fim de ano  que aborda a comemoração do Kwanzaa,  você sabe o que é o Kwanzaa ?
O Kwanzaa é comemorado do dia 26 de Dezembro ao dia 1° de Janeiro de cada ano  não é um natal  afro , pois apesar de ter algum aspecto que possa lembrar , os dois são completamente distintos.
A festa foi criada em 1966 por Maulana Karenga,  ativista e professor de estudos pan-africanos na Universidade  da  Califórnia.  Ele queria resgatar aspectos de uma identidade cultural fragmentada, em um contexto de luta dos negros por igualdade  de direitos nos Estados Unidos.

Maulana Karenga


O que é Kwanzaa

A filosofia contida no Kwanzaa está na busca pela promoção dos reais valores fraternais que costumeiramente ocorrem nas festas de fim de ano, mas que recentemente já não se vê mais, em uma clara crítica ao que o Natal teria se tornado, uma comemoração basicamente comercial e capitalista com pouca ligação aos seus valores mais profundos.

O Kwanzaa pode ser festejado junto ao Natal ou mesmo ao Hanukkah, que é o “Natal dos Judeus”, pois a ideia é de se realizar uma festa inter-religiosa em que são valorizados os conceitos de unidade familiar e comunitária.

A palavra Kwanzaa foi criada a partir de uma frase no idioma suaíli, um dos idiomas bantos mais falados no continente africano. A frase é: Kwanzaa do ya matunda, cujo significado é algo como “os primeiros frutos da terra”. Retirando apenas o termo Kwanzaa, o nome da festa significa “primeiros frutos”.

O Kwanzaa envolve a reflexão sobre sete princípios básicos: a valorização da comunidade, das crianças e da Vida, além de ser uma celebração que busca reunir elementos das manifestações africanas que foram espalhados, tanto no continente quanto na diáspora.

Nos procuramos um especialista, alguém que realmente entente e pode esclarecer todas as dúvidas, um especialista que comemora o Kwanzaa desde de 2008 em São Paulo.

Estamos falando do Mestre e Professor Carlos Machado, ou melhor Gyasi Kweisi Mpfune, e pra sua felicidade nos fizemos dois podcast com o professor contando tudo sobre essa comemoração e reunificação do povo preto

Podcast Kwanzaa Imprensa Preta

Como a Kwanzaa é celebrada
Um conjunto de sete princípios funda a Kwanzaa e rege as práticas da celebração. Cada dia de festa é dedicado a um deles:

Umoja (união)
Kujichagulia (autodeterminação)
Ujima (trabalho coletivo e responsabilidade)
Ujamaa (economia cooperativa)
Nia (propósito)
Kuumba (criatividade)
Imani (fé)

O Kwanzaa no Brasil ainda é uma celebração pouco conhecida e restrita a poucas famílias negras que conhecem e estão comprometidas em valorizar a história e a cultura do povo africano. Mas há uma página no Facebook chamada Kwanzaa Brasil que busca manter viva a tradição no país, aglutinando cada vez mais pessoas em torno dessa tradição.

Página oficial do Kwanzaa http://www.officialkwanzaawebsite.org/index.shtml

Facebook do Professor Carlos Machado – https://www.facebook.com/carlos.machado.56829

Aproveite e visite o Blog e lei – http://leiaoestatutodaigualdaderacial.blogspot.com/

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
100%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

18 thoughts on “Kwanzaa – Povo Preto é chegada a hora de aquilombar

  1. I was recommended this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem.
    You’re incredible! Thanks!

Leave a Comment