Pular para a barra de ferramentas
Ancestralidade 

La resistitur, Awọn resistance, La Resistência

1 0
Read Time3 Minute, 14 Second

Parte 1 A Resistência – Negros do Rio Grande do Sul

Lanceiro

Com Colaboração de Perla Santos

O estado do Rio Grande do Sul tem na maioria de sua população e arquitetura a influência da imigração de europeus ; italianos, alemães,espanhóis, poloneses, russos, judeus, árabes, japoneses, argentinos e uruguaios. Esse grande número de imigrantes foram motivados pelo governo brasileiro , que na época temia a invasão de suas terras pelos vizinhos , muitas estavam despovoadas.Logo se misturaram aos portugueses , índios e negros escravos que ali viviam.
No Rio Grande do Sul nos dados do IBGE em 2005 9.130.770 eram brancos, enquanto 1.683.718 eram negros, o novo módulo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD-Contínua) indica que a proporção de pardos e pretos, que formam o grupo negro, alcançou no ano de 2016 54,9% da população brasileira. Cinco anos atrás, o índice era de 52,7%. Estado majoritariamente branco (81,5% da população), mas os grupos pardos e pretos também apresentam tendência de crescimento. Cresceram de 16,2% para 18,2% entre 2012 e 2016.
Durante muito tempo, a população negra do Rio Grande do Sul , esteve esquecida pelo resto do país, muitos por faltam de conhecimento acreditavam que no Sul do país não existiam negros.
Bom isso é um fato atribuído a grande parte da sua população ter origens européias , mas também aos dados do IBGE que apontavam uma grande margem de pardos e uma pequena de negros , além é claro da invisibilidade social.
Na verdade o sucesso de muitas cidades da região Sul é creditada à imigração dos Europeus , e a negação da presença dos negros.

O Negro na História do Sul
Vivendo no país desde 1585, toda a população negra escravizada, arrancada de sua terra natal, com o passar dos anos, se tornou brasileira, integrando nosso povo. Essa condição (de brasileiros) é muito superior a de simples afrodescendentes; ela confere aos negros brasileiros nacionalidade e, pelo fato de estarem no país em todos os ramos da atividade social, lhes dá, principalmente, status e condição de classe. A história dos negros na região Sul costumava ser abordada como inexpressiva, quase ausente talvez por vergonha, acredito não ser a ser por maldade.Maldade ou covardia que diga David Canabarro, e por mais que alguns neguem, está registrada na história. O negro teve papel importante na construção do Rio Grande do Sul , pagou com a própria vida como no caso do Massacre de Porongos em novembro de 1844, as lideranças farroupilhas e imperiais já costuravam o fim da guerra, com um cenário totalmente favorável ao Império, mantendo o Rio Grande do Sul como província. Mas havia um ponto em particular que estava atrasando o acordo: a libertação dos escravos que lutaram ao lado dos farroupilhas , pela promessa de liberdade.
Mas o Império não aceitava a libertação destes escravos, pois temia que este fato desencadeasse movimentos abolicionistas Brasil afora. E algumas lideranças farroupilhas preferiam a libertação dos escravos, colocando inclusive como uma das exigências para o fim da revolta.

O impasse teria sido resolvido na Batalha de Porongos, quando soldados do exército imperial, liderados por Francisco Abreu, o Moringue, e autorizados pelo Barão de Caxias, atacaram de surpresa os farroupilhas que estavam aguardando ordens acampados na curva do arroio Porongos, que fica no município de Pinheiro Machado.
Além dos farroupilhas normais — que faziam parte de outros destacamentos do exército farroupilha — , faziam parte do grupo cerca de 100 lanceiros negros que estavam desarmados e foram dizimados pelos imperiais. Os poucos que restaram vivos foram vendidos no Rio de Janeiro. Esta foi uma das maiores covardia registrada em nossa história.

 ILUSTRAÇÕES DE THIAGO KRENING

”Caxias informou em ordem oficial que existia um acordo do Império com David Canabarro, um dos líderes farroupilhas  para desarmar os lanceiros. “

 ILUSTRAÇÕES DE THIAGO KRENING

CONTINUA NA PARTE 2

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Related posts

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

3 thoughts on “La resistitur, Awọn resistance, La Resistência

  1. Hey, this is Eric and I ran across imprensapreta.com a few minutes ago.

    Looks great… but now what?

    By that I mean, when someone like me finds your website – either through Search or just bouncing around – what happens next? Do you get a lot of leads from your site, or at least enough to make you happy?

    Honestly, most business websites fall a bit short when it comes to generating paying customers. Studies show that 70% of a site’s visitors disappear and are gone forever after just a moment.

    Here’s an idea…

    How about making it really EASY for every visitor who shows up to get a personal phone call you as soon as they hit your site…

    You can –

    Talk With Web Visitor is a software widget that’s works on your site, ready to capture any visitor’s Name, Email address and Phone Number. It signals you the moment they let you know they’re interested – so that you can talk to that lead while they’re literally looking over your site.

    CLICK HERE http://www.talkwithwebvisitor.com to try out a Live Demo with Talk With Web Visitor now to see exactly how it works.

    You’ll be amazed – the difference between contacting someone within 5 minutes versus a half-hour or more later could increase your results 100-fold.

    It gets even better… once you’ve captured their phone number, with our new SMS Text With Lead feature, you can automatically start a text (SMS) conversation.

    That way, even if you don’t close a deal right away, you can follow up with text messages for new offers, content links, even just “how you doing?” notes to build a relationship.

    Pretty sweet – AND effective.

    CLICK HERE http://www.talkwithwebvisitor.com to discover what Talk With Web Visitor can do for your business.

    You could be converting up to 100X more leads today!

    Eric
    PS: Talk With Web Visitor offers a FREE 14 days trial – and it even includes International Long Distance Calling.
    You have customers waiting to talk with you right now… don’t keep them waiting.
    CLICK HERE http://www.talkwithwebvisitor.com to try Talk With Web Visitor now.

    If you’d like to unsubscribe click here http://talkwithwebvisitor.com/unsubscribe.aspx?d=imprensapreta.com

Leave a Comment